terça-feira, 14 de outubro de 2014

Vampiros no Brasil, o inicio.



O vampirismo nas noites paulistas vieram através da necessidade de se ter eventos sobre isso por causa do sucesso que o vampiros fizeram na década de 90. Logo no começo com a novela "Vamp" começou a deixar o público mais atento aos vampiros - As Séries começaram a aparecer rapidamente, Buffy, Maldição Eterna, Kindred - Irmãos de Sangue e Angel. No Cinema também na década de 90 tinha o "Drácula do Francis Ford Copolla", "Entrevista com o Vampiro", "Vampiros de John Carpenter" e "Blade" - Como a internet estava entrando no Brasil na década de 90, Quando surgiu o RPG Vampiro A Mascara, muitos grupos foram formados e os encontros de RPG começaram nesta época. Em 2000 crieo o site Adorável Noite que se destinava a falar sobre vampiros e escritores nacionais e no ano 2000 eu fui também o Idealizador do Grupo de contos de Vampiros junto com o Raul do Portal Mundo Vampyr Reunimos muita gente e marcamos muitos encontros em casas noturnas. Nestes encontros noturnos criei meu fanzine de contos de vampiros em 2001. Todos esses encontros chamou a atenção de muita gente. O pessoal que apreciava vampiros foram crescendo nos eventos e começou a aparecer eventos sobre este tema. "Projeto Fome de Viver" e "VampFestival" "Theatro dos Vampiros" e outros, foram criados para o publico que admirava os vampiros e suas histórias.



Meu trabalho sobre vampiros vem de bem cedo, por volta de 1996 meus conhecimentos sobre o tema aumentaram muito depois que entrei na era da informática (todos entramos), mas foi assim que conheci muitas pessoas que admiravam o universo dos vampiros.

Naquela época era normal ver o pessoal que apreciava os vampiros jogar RPG e foi nesta mesma linha de tempo que comecei a escrever os contos de vampiros. Contos que conquistaram um grande público brasileiro que, mesmo alguns não sendo muito ligados ao tema apreciavam os contos e viravam fã desta arte.



Depois de vários encontros com o pessoal que jogava RPG minha lista de leitores aumentou. Não podia aparecer um e-mail novo na minha lista que eu já enviava contos de vampiros. Muitos pediam para que eu enviasse contos até que o pessoal mesmo dizia que eu deveria criar um site sobre o tema. Eu fiquei interessado em colocar meus contos de vampiros em um site e assim fiz. Criei em 2000 o site de CONTOS DE VAMPIROS. Este site não tinha só contos destes mortos-vivos, mas também tinham contos de ficção, de bruxas, terror, medieval e até contos para crianças ou seja contos de fadas. Mas o que eu gostava mesmo era escrever contos de vampiros.

No ano de 2000 criei meu primeiro site intitulado "CONTOS DE VAMPIROS" que foi um sucesso. Muitos sites daquela época queriam meus contos de vampiros. O motivo pela procura de contos deste tema era por ter poucos que traduziam os contos de outras línguas para colocar nos sites daquele tempo e eu era um dos pouquíssimos escritores a ter um site brasileiro sobre contos. Não foi difícil ver meus contos em muitos sites brasileiros. Com a entrada do provedor gratuito do HPG foi possível colocar meu sonho em prática. A criação do site de vampiros o Adorável Noite - www.contonoturno.hpg.com.br



Muitos me perguntam porque eu não usei de cara o nome Adorável Noite. Bom eu já tinha criado o espaço para contonoturno e eu não sabia deletar o espaço e fazer tudo de novo com o nome do adorável noite. Resumindo, o contonoturno era só um nome teste e acabou ficando assim mesmo. Criei dentro dele o site adorável noite.

O nome Adorável Noite foi criado por dois motivos.

O primeiro - Adorável Noite era o ambiente dos seres noturnos. A parte sombria do dia que todos os vampiros ansiavam por chegar. Algo como Noite Feliz só que ao contrario Feliz Noite, Adorável Noite. Por Segundo – Naquela tempo alguns buscadores colocavam os endereços das procuras dos sites em ordem alfabética e como a maioria dos sites tinha o nome “Vampiro” foi mais fácil do público conhecer.



Estudei os sites daquela época e coloquei no adorável noite só os assuntos que não tinham nos outros sites. Isso é básico para quem faz um site diferencial. Claro que o Adorável Noite teria contos, os meus contos que já tinham no site de Contos de Vampiros eu apenas criei um link já que este site era o que eu queria divulgar.

As primeiras sessões criadas no site foi o da vampirella, relacionado por desenhistas e com as modelos catalogadas. Os livros sobre vampiros já se destacava nos cantos das páginas. Como eu era um escritor eu tinha uma visão de que os livros deveriam ser divulgados e fui colocando os livros ao lado das páginas criadas para anunciar as novidades. Ao todo, em menos de um ano, eu já tinha mais de 10 sessões e mais de 100 páginas.


Procurando divulgar o Adorável Noite e o Contos de Vampiros reencontrei um amigo que tinha um bom site sobre vampiros O Mundo Vampyr do Deus Noite (o amigo que eu já conhecia desde a época da BBS quando eu era o moderador da Vampirismo. Através dele me cadastrei no primeiro grupo de vampiros "Vampirevich" e conheci a Shirlei Massapunst deste grupo. Ela é uma grande colecionadora sobre vampiros e até hoje somos bons amigos. Forneci a ele minhas idéias sobre criar um grupo de escritores e leitores de vampiros e graças a esta união foi possível criar o primeiro grupo de contos de vampiros, o Tinta Rubra ao qual ainda sou um dos Moderadores. Aprendi muito sobre os grupos naquela época e mais tarde criei o grupo do CDVT. Contos de vampiros e terror.

Depois criei o grupo adorável noite para que os internautas do site tivessem como se conhecer e se encontrar. Hoje ele é uma grande fonte de informações para os leitores e escritores que apreciam o tema.



Lizvamp (criou o dia do Vampiro 13/08) foi a primeira personalidade que me apoiou no primeiro concurso de contos de vampiros do site adorável noite.



O escritor André Vianco no lançamento do livro "Os Sete" 2001 - Depois deste dia os escritores de vampiros tiveram mais força para publicar as suas obras.

Os Fanzines do Adorável Noite


Este trabalho ainda é produzido e entregue em várias casas noturnas. Principalmente depois que foi criado os eventos como o Vampfestival e o Theatro dos Vampiros.



Scificon - 2003 - Adorável Noite - o primeiro site de vampiros a participar de um evento de ficção. Convidamos muitos escritores. Na foto os escritores Eliana Gomes Clementino, Giulia Moon, Adriano Siqueira, André Vianco e Martha Argel. Mais tarde chegou a Ilana Casoy, Lizvamp, Flávia Muniz, Marcos Torrigo e Cid Vale. Esse dia foi especial!



O GRITO - Evento sobre Vampiros - PDY eventos - Yu Lin cedeu o local - 2003 - O primeiro evento exclusivo sobre os escritores de vampiros. Já era hora de ter um segundo Grito.



Participação do especial sobre vampiros no Programa da Swing com Syang em 2004



Exposição do Dia do Fã - 2005 - Revista ScifiNees - Tive a minha primeira oportunidade de dar uma palestra sobre vampiros nos quadrinhos.




Segunda Palestra sobre os vampiros nos quadrinhos no Centro Cultuiral - Vergueiro - 2005 - Junto com o pessoal do Tinta Rubra.

Voivode é um livro muito interessante que fala sobre vampiros 






Exposição e Bate-papo Vampiros no Brasil dia 12/11/2011
Biblioteca Pública Viriato Corrêa



Desejo a todos uma adorável noite.
Adriano Siqueira

Nenhum comentário: